A importância dos exercícios físicos na terceira idade

Tempo de leitura: 5 minutos

Provou-se ao longo de décadas, que o coração é o órgão que fica mais saudável com o exercício aeróbio regular pois possui organelas que produzem energia em maior número que o músculo esquelético.

 

Essa peculiaridade da fisiologia torna o coração dependente de uma boa irrigação, ou seja, um bom aporte sanguíneo, o que só se consegue com o sistema circulatório livre de obstáculos.

As artérias coronarianas são as responsáveis por nutrir a fibra cardíaca. Livres, a função é exercida a contento. Obstruídas, causam o infarto, ou seja, a morte de tecido muscular cardíaco que deveria ser nutrido pela artéria obstruída.

Informação exclusiva Importante:

Hoje o melhor programa de emagrecimento foi intitulado de Dieta de 21 Dias do Doutor Rodolfo Aurélio, que foi considerado uma das maiores descobertas científicas da atualidade na industria do emagrecimento. Para conhecer acesse Aqui.

Note como é importante a visita regular ao seu médico para executar umaatividade física saudável e o mais segura possível. Seu médico e testes que colocam o coração para trabalhar sob estresse (ergométrico, ergoespirométrico, entre outros) podem antever problemas e diminuir riscos.

Acho essa retribuição que o exercício traz suficiente para nos convencer da sua importância. Mas os benefícios não param por aí.

Para os pulmões, os exercícios regulares de reabilitação que facilitam a sua ventilação, melhoram muito a qualidade de vida daqueles que são fumantes ou ex-fumantes mas com sequela (doença pulmonar obstrutiva crônica, por exemplo). Nos saudáveis, exercícios regulares ampliam a capacidade de absorver o oxigênio nos pulmões, com melhor oferta do mesmo para os músculos (inclusive para o coração), aumentando a tolerância aos exercícios regulares (que podem ser progressivos no seu volume) e maior qualidade de vida.

Outro benefício fundamental para aqueles que praticam exercícios regularmente é a menor incidência de diabetes tipo 2. O exercício regular e aeróbio para a prevenção a esse tipo de diabetes (tão freqüente nos idosos) necessita de uma associação indispensável para cumprir seu papel: uma dieta apropriada. Um não funcionará bem sem o outro.

Para teros um contato mais direto você pode entrar em contato conosco via WhatsApp. Siga os Passos:

1. Nos de um “oi”

2. Salve o nosso número em sua agenda para que o sistema de proteção do WhatsApp não nos identifique como Spam!

3. Nos fale um pouco sobre você, suas dificuldades em emagrecer, algum tipo de problema que tenha, etc…

 

Mas se a doença já se instalou, perdi a chance? Pelo contrário! O exercício regular diminui a intolerância do organismo à insulina, que é a responsável por remover o excesso de açúcar no sangue e levá-lo para os depósitos celulares, onde ficam à disposição para a produção de energia, indispensável para as diferentes tarefas que o corpo humano desempenha diariamente.

Não entendeu? Olhe para baixo. Veja seus depósitos de gordura. Se eles estiverem já com o “tanque cheio” (e não em forma de tanquinho) é sinal que a insulina já não conseguirá mais fazer seu papel (intolerância!) e o açúcar em excesso continuará a aumentar no sangue. Isso é igual a diabetes tipo 2.

Para os preguiçosos a alternativa será a medicação regular que diminui essas taxas de açúcar circulante. Mas não impede que você possa percorrer o caminho inverso: dieta+exercício+medicação=vida saudável.

Quem sabe um dia você fique livre da farmácia popular e dependente apenas do binômio dieta+exercício=vida saudável!

Se tudo o que relatamos é pouco para convencer você a se exercitar, tenha calma. Na próxima coluna, conto muito mais. Viva mais e melhor.

DOWNLOAD GRÁTIS 

RECEITAS PODEROSAS PARA EMAGRECER

 

 

Uma inspiração de 87 anos

Já falamos aqui no blog sobre inspiração. Na arte, na música, no modo como as pessoas lidam com a velhice etc., mas recentemente vi uma história aqui mesmo neste jornal que me inspirou profundamente.

Concha Garcia Zaera, de 87 anos, mora na Espanha e está fazendo história na internet com suas pinturas no computador. Ela usa um programa chamado Paint para pintar paisagens inspiradoras. O interessante é que, embora o programa seja hoje muito pouco utilizado por ter poucos recursos, Concha o transformou em uma ferramenta incrível para sua arte. As paisagens reproduzem fotos, cartões postais ou até mesmo cenários da  cidade onde ela mora, Valencia.

Ela conta que começou a “pintar” após seu marido ficar doente, o que a obrigou ficar mais em casa. E, sem ter como sair, começou a utilizar o programa como um passatempo.

As obras da espanhola ganharam notoriedade após sua neta postar os desenhos nas redes sociais. “É só uma questão de paciência e tempo”, disse Concha em entrevista a um jornal periódico, mostrando simplicidade.

Histórias como a desta artista nos motivam e nos inspiram. Como disse certa vez Picasso: “A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos”. Deixemos aflorar em nós o artista, o atleta, o escritor ou simplesmente o melhor de nós. Viva intensamente. Viva mais e melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *