Atividade física é um dos fatores que influenciam na qualidade de vida

Tempo de leitura: 5 minutos

Não existe uma regra de quanto tempo de Atividade Física é preciso fazer.

Atividade Física é uma forma de tratar as doenças do coração. Existem vários fatores que influenciam na qualidade de vida. A atividade física é um deles. Praticados de forma regular, os exercícios físicos  impactam positivamente os aspectos físicos, emocionais e sociais do indivíduo

atividade física é sempre recomendável

 

Além de emagrecer, o exercício físico melhora a qualidade de vida em vários aspectos: autoestima, melhora do sono e da respiração, por exemplo. A atividade física também pode ser um remédio para depressão, diabetes, colesterol alto, insônia e osteoporose, como explicou o médico do esporte e consultor Gustavo Magliocca, no Bem Estar desta sexta-feira (29).

Não existe uma regra de quanto tempo de atividade física é preciso fazer para haver benefícios. Isso depende muito da intensidade, frequência e duração da atividade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é fazer cinco vezes por semana, 30 minutos de atividade leve a moderada.

Leia Também…

Segredos comuns entre as dietas que tem resultados satisfatórios

Cinco trocas para perder peso de forma saudável

Lista dos Melhores Exercícios para Perder Barriga Sem Sofrimento

A atividade física pode ajudar na depressão, porque quando fazemos exercício, o corpo libera serotonina e outros hormônios de prazer, modulando o humor.

O exercício também diminui a resistência à insulina porque os músculos passam a usar melhor a glicose do sangue, o que é bom para o diabético.

Quem tem osteoporose sente os benefícios da atividade física porque ela aumenta a deposição de cálcio nos ossos, podendo reverter a osteoporose para osteopenia.

O exercício também é uma forma de tratar as doenças do coração, como explicou o fisiologista Carlos Eduardo Negrão. Entretanto, o paciente não deve esquecer de tomar o remédio. A atividade física previne também os fatores de risco da doença cardíaca, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Informação exclusiva Importante:

Hoje o melhor programa de emagrecimento foi intitulado de Dieta de 21 Dias do Doutor Rodolfo Aurélio, que foi considerado uma das maiores descobertas científicas da atualidade na industria do emagrecimento. Para conhecer acesse Aqui.

Antes de iniciar a atividade física é importante fazer uma avaliação médica. Os exercícios melhoram a circulação e pressão arterial, o batimento cardíaco e a musculatura. No cardíaco, ela alivia o trabalho do coração, melhora a qualidade de vida, aumenta a capacidade de se exercitar, diminui o cansaço, melhora o sono e diminui a chance de um novo infarto.

DOWNLOAD GRÁTIS 

RECEITAS PODEROSAS PARA EMAGRECER

 

atividade física e qualidade de vida

 

Separamos para você 10 motivos para praticar atividade física

1) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;

2) Funciona tanto quanto uma dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso, o ideal é sempre a harmonia entre atividade física e uma boa dieta.

3) Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;

4) Inibe os resfriados, pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico;

5) Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio intimamente ligado ao câncer de mama;

6) Combate a osteoporose, doença dos ossos,  pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo;

7) Reduz o colesterol ruim (LDL);

8) Previne o diabetes, pois contribui para regular a produção de insulina;

9) Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;

10) Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico.

 

Ainda que haja diversos benefícios do exercício físico, é preciso tomar muito cuidado ao realizar atividades físicas pois podem apresentar efeitos negativos como lesões, fadigas. Procure sempre responder a todas as dúvidas que seu cliente tenha, com prescrição sempre será feita de acordo com o condicionamento físico de cada atleta.

Realizar exercícios em intensidade moderada, mantém a mente em constante aprendizagem e possuir desafios intelectuais são maneiras de manter a neurogênese e a mente saudável. Hoje em dia o exercício é considerado uma das principais formas de evitar e tratar as doenças neurodegenerativas e demências.

O exercício não só aumenta a neurogênese como aumenta o seu estado de prontidão para mesma e forma neurônios com maior capacidade sináptica, por isso, quando se compara pessoas sedentárias com pessoas ativas, as pessoas ativas possuem uma maior neurogênese e provavelmente uma melhor capacidade de funcionamento do sistema nervoso.

Além desses, a prática de atividades físicas também melhora o humor, vale lembrar que temos a neurogênese no hipocampo, local relacionado também as emoções.  Conheça seu cliente, já é tempo de periodizar o treinamento pensando em outras variáveis como a neurogênese.

Leia Também…

Conhece a Dieta da Nasa? Essa dieta promete perder 5 quilos em quinze dias

Como Perder Barriga e Conseguir Mais Qualidade de Vida

Saiba tudo sobre a Reeducação alimentar

Quer dar o primeiro passo? Compartilhe este post com o máximo de pessoas possíveis, Não deixe de comentar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *