Conheça Os  Benefícios  Do Hortelã

Tempo de leitura: 3 minutos

Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando a hortelã comum, também conhecida por Mentha spicata e outra espécie conhecida como hortelã-pimenta ou Mentha piperita.

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão.

Benefícios do Hortelã

Ela também tem ação antiparasitária sendo útil para combater amebas e giárdia, por exemplo.

Para que serve a hortelã?

O chá de hortelã é ótimo para o tratamento de diversos problemas de saúde, como:

  1. Má digestão, náusea ou vômito;
  2. Colesterol alto;
  3. Dor de cabeça;
  4. Cólica menstrual;
  5. Congestão nasal ou pulmonar, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse;
  6. Dores abdominais, por ter ação antiespasmódica;
  7. Insônia;
  8. Diarreia com sangue;
  9. Tricomoníase genital;

Além disso, esta planta medicinal ajuda também a eliminar vermes.

A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia. Esta é também uma erva aromática fácil de ter em casa num vaso porque requer poucos cuidados e combina muito bem com suco de abacaxi ou limão, em bebidas e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero, por exemplo.

DOWNLOAD GRÁTIS 

RECEITAS PODEROSAS PARA EMAGRECER

 

5 benefícios da hortelã para a saúde

1.      Ajuda a emagrecer

A hortelã é um grande aliado para quem quer emagrecer. Ela dá a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras. Uma boa dica para terminar a refeição principal e se dar por satisfeito, o indicado é tomar uma xícara de chá de hortelã.

A erva ainda atua como diurético, reduz a presença de açúcares e calorias vazias no nosso organismo, dissolvendo-os.

2. Calmante natural

Os óleos essenciais de hortelã são outras substâncias que atuam bem para o corpo. De acordo com a nutricionista, funcionam como calmantes e sedativos naturais. Não à toa o chá de hortelã é tão popular e tão indicado para quem precisa dar uma acalmada nos nervos.

Precisa emagrecer? Leia esse artigo e saiba como perder de 7 a 10 kg em 21 dias

3. Regula o intestino e alivia dores

A hortelã ajuda na absorção dos nutrientes pelo intestino delgado, reduz qualquer irritação das paredes intestinais, fortalece a flora bacteriana e alivia dores e incômodos na região.

Ao mesmo tempo em que previne, a erva também é tratamento. A hortelã é ainda muito indicada para quem sofre da doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, colite ou qualquer outra patologia associada com os intestinos.

4. Fortalece o fígado

A hortelã também é um excelente antioxidante, capaz de favorecer as funções do fígado. Ela ajuda na sua regeneração quando necessário e auxilia na melhor depuração das toxinas.

5. Evita retenção de líquidos

A hortelã em chá ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço da barriga, e não permite a formação de gases. Sem contar que ajuda o nosso organismo a obter os nutrientes dos alimentos de forma potencializada.

Como usar hortelã

É recomendável consumir a hortelã em chá, entre 10 e 20 minutos depois de ter se alimentado. Isso porque é o momento da digestão e é justamente aí que a hortelã poderá oferecer os seus principais benefícios nutricionais.

Só que para que isso aconteça, a maneira mais correta de se preparar o chá é por meio da infusão. Trata-se de uma receita que permite que o chá retenha grande parte de suas propriedades terapêuticas.

 

Leia também…

10 Benefícios do Chá de Graviola

Jejum Intermitente 2019: Tudo o que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *