Estudos Mostra Que Exercícios Físicos Pode Aumentar a Felicidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Não é novidade que a atividade física faz muito bem para a saúde mental. Vários estudos ligam a corrida ao combate à ansiedade e à prevenção da depressão, por exemplo. Um novo levantamento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sugere que não é necessário ter uma rotina tão atlética para sentir esses benefícios: a felicidade pode aumentar realizando apenas 10 minutos de exercício por semana.

A pesquisa levou em conta vários estudos anteriores, publicados a partir dos anos 80 em plataformas como PubMed, PsychInfo, SportDiscus e Embase. Analisando os dados de mais de mil artigos, os cientistas perceberam que todos eles apontavam para a existência da relação entre exercícios físicos e a felicidade. Também foi ressaltado que os níveis de felicidade aumentavam com qualquer tipo de atividade, seja caminhada, yoga ou alongamentos.

Entretanto, os cientistas indicam que ainda há muito estudo a ser feito sobre esse tema. O mecanismo que permite essa relação ainda não é totalmente compreendido pela ciência. Além disso, os dados analisados tratavam majoritariamente sobre idosos ou sobreviventes de câncer, requisitando uma pesquisa com indivíduos de faixas etárias e perfis mais variados.

Outras dificuldades também são questionadas: é possível que pessoas felizes consigam manter uma rotina de atividades com maior facilidade do que as tristes, além do conceito de felicidade ser algo muito abstrato. De qualquer forma, o otimismo permanece: “Acredito que as indicações de que exercício contribui para a felicidade são fortes. Qualquer duração de exercício já ajuda, mas um pouco mais é provavelmente melhor”, contou o professor Weiyun Chen, um dos responsáveis pela pesquisa, ao New York Times.

Para algumas pessoas, fazer exercícios físicos regularmente é um prazer, mas para outros essa ideia pode parecer um sonho distante. Se você se encaixar no segundo grupo, saiba que não está sozinho. Mesmo conhecendo todos os benefícios que as atividades físicas podem nos proporcionar, muitas vezes é difícil começar ou até manter uma rotina constante na prática.

Nesse artigo, iremos compartilhar algumas dicas e conselhos para quem quiser começar a fazer exercícios de maneira inteligente, aproveitando todas as vantagens que esse novo hábito pode trazer para a saúde do corpo e da mente e para o bem estar diário.

Informação exclusiva Importante:

Hoje o melhor programa de emagrecimento foi intitulado de Dieta de 21 Dias do Doutor Rodolfo Aurélio, que foi considerado uma das maiores descobertas científicas da atualidade na industria do emagrecimento. Para conhecer acesse Aqui.

Seja constante

Melhor do que se exercitar 5 dias seguidos e depois parar por uma semana, é fazer um pouco de exercício físico todos os dias. Não é preciso exagerar; comece com algo leve. Se você não conseguir correr, por exemplo, caminhe por meia hora, mas faça isso vários dias na semana. Se você conseguir manter essa constância, a atividade tem muito mais chance de se transformar em um hábito saudável.

Estabeleça metas realistas

Não queira correr uma prova de 10 quilômetros em 15 dias se você nunca correu na vida. Estabeleça pequenas metas semanais ou diárias para se manter sempre motivado e feliz com o seu progresso. Lembre-se de estabelecer algo que seja desafiante, mas realista. Definir metas impossíveis só vai acabar com a sua motivação e irá aumentar as suas chances de abandonar os exercícios físicos.

DOWNLOAD GRÁTIS 

RECEITAS PODEROSAS PARA EMAGRECER

 

 

Escolha uma atividade da qual você realmente goste

Muitas vezes, escolhemos um exercício porque ele está “na moda”, ou porque acreditamos que ele vai nos proporcionar os melhores resultados. No entanto, sejamos realistas, qual é a chance de mantermos a longo prazo uma atividade física que detestamos? Escolha algo que você realmente goste, independentemente do que as outras pessoas pensam ou do que as revistas falam. O importante é aumentar a frequência cardíaca e mexer o corpo. Divirta-se!

Chame alguém para se exercitar com você

Se você tiver um amigo ou familiar que também quer começar a ter uma vida mais saudável, convide-o para se exercitar junto com você. Vai ser muito mais divertido e fácil manter essa nova rotina com a companhia de outra pessoa. Assim, quando um de vocês quiser parar ou faltar, o outro pode oferecer a motivação necessária para continuar com a atividade.

 

Adapte seus exercícios à sua rotina diária

Pense em como a sua rotina é hoje. Se você tiver que cuidar de sua família durante a noite, por exemplo, essa pode não ser a melhor hora para começar a fazer exercícios físicos. Vai ser muito difícil mudar a sua rotina para encaixar esse novo hábito, por isso tente fazê-la caber no seu dia sem atrapalhar outras atividades. Você pode tentar acordar mais cedo antes do trabalho ou se exercitar na hora do almoço. Se você não conseguir sair de casa, também pode fazer exercícios dentro dela!

Nunca se esqueça de alongar e aquecer para fazer exercícios

Lembre-se de que o alongamento e o aquecimento são fundamentais para manter a segurança durante a prática de qualquer atividade física.No caso de quem está começando, eles são ainda mais importantes, e podem prevenir diversas lesões. Se o seu objetivo for manter a rotina de exercícios físicos a longo prazo, pense em manter seu corpo saudável também por muito tempo, e não se esqueça desses dois hábitos tão importantes.

Mantenha-se hidratado

A hidratação também é fundamental durante a prática de atividade física. Quando estamos fazendo exercícios, nosso corpo perde uma quantidade significativa de fluidos por meio do suor, por isso lembre-se de beber água antes, durante e depois da atividade para repor essa perda. Manter o corpo sempre hidratado é fundamental para a nossa saúde e o desempenho das funções vitais do organismo, por isso não subestime a importância da ingestão de água.

Tenha paciência

Por último, lembramos que é fundamental ter paciência se você estiver começando a fazer exercícios físicos. Os resultados, infelizmente, não irão aparecer da noite para o dia, mas seguindo esses conselhos e tentando sempre manter a regularidade, com o tempo você certamente irá conseguir alcançar seus objetivos. Mesmo que uma mudança física ainda não tenha ocorrido, você irá se sentir melhor, com mais energia, saúde e disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *