Qual o melhor para emagrecer? Academia ou Caminhada

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer emagrecer, mas não gosta de frequentar academia? Então caminhe! Um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é um ótimo exercícios físicos para emagrecer e mais eficaz do que malhar ou praticar outros esportes .

exercícios físicos para emagrecer rapido e perder barriga

Os pesquisadores britânicos analisaram os relatórios da Pesquisa Anual de Saúde da Inglaterra dos últimos quatro anos e identificaram um padrão entre as pessoas que praticavam caminhada rápida todos os dias.

Elas tinham o IMC (Índice de Massa Corporal) menor e a cintura mais fina, sem gorduras localizadas, especialmente entre as mulheres e pessoas acima de 50 anos em geral.

Confira abaixo quatro razões para incluir a caminhada na sua vida como um exercícios físicos para emagrecer:

1 – Melhora a circulação 

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.

Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão e tornando a caminhada u excelente exercícios físicos para emagrecer.

Informação exclusiva Importante:

Hoje o melhor programa de emagrecimento foi intitulado de Dieta de 21 Dias do Doutor Rodolfo Aurélio, que foi considerado uma das maiores descobertas científicas da atualidade na industria do emagrecimento. Para conhecer acesse Aqui.

2 – Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina.

Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício.

Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

DOWNLOAD GRÁTIS 

RECEITAS PODEROSAS PARA EMAGRECER

 

exercicios fisicos para emagrecer em uma semana

 

3 – Controla a vontade de comer por isso, se torna exercícios físicos para emagrecer 

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate, esse fato seria u fortíssimo aliado no processo de perda de peso.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo.

Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:

  1. Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
  2. Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso;
  3. Melhora da circulação sanguínea;
  4. Fortalecimento de todos os músculos do corpo;
  5. Melhora da postura corporal;
  6. Melhora da ansiedade e estresse;
  7. Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;
  8. Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Estes benefícios acontecem quando o indivíduo caminha pelo menos 2 horas e meia por semana e possui outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos.

Benefícios da caminhada na gravidez

Os benefícios da caminhada na gravidez são:

  • Redução dos pés inchados no final do dia;
  • Melhora o sono da gestante;
  • Ajuda a relaxar;
  • Evita ganhar peso em excesso;
  • Diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Outros exercícios, como nadar ou praticar yoga, também podem ter os mesmos benefícios da caminhada na gravidez. No entanto, a grávida deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar exercício físico.

Dicas para emagrecer com a caminhada

Esta atividade pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia ou rua e para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante:

  • Andar rápido, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente;
  • Contrair os músculos da barriga de forma a manter uma postura correta;
  • Balançar os braços vigorosamente enquanto caminhada, pois melhora a circulação sanguínea.

Se for feita diariamente, a caminhada emagrece e ajuda a perder barriga, podendo queimar-se até 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse.

É bom caminhar em jejum?

A caminhada em jejum não é beneficia para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.

Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável e não tornar a prática u inimigo no processo de emagrecimento.

Cuidados importantes durante a caminhada

Os cuidados na caminhada incluem:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Saiba quais os exercícios que deve fazer em: Exercícios de alongamento para caminhada.

Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.

Conclusão:

Nem sempre academia e levantamento de peso garante o emagrecimento, em muitos casos uma simples caminhada, utilizando os critérios dispostos no artigo, se torna um exercícios físicos para emagrecer, trazendo benefícios alem do emagrecimento, como mostra o artigo.

 

4 Comentários


    1. Olá Elizete. Tudo bem? No caso de gordura no fígado, uma das melhores alternativas para estabilizar o problema é perder peso. Faça exercícios físicos, no minimo, 3 vezes por dia, durante 40 minutos, e corte comidas gordurosas e açúcar. Aos pouco você vai aumentando a intensidade das atividades físicas e o principal, elimine bebica alcoólica caso você tenha o hábito de consumir. Tem um artigo que escrevemos sobre gordura no fígado, faça a leitura. http://saudehojesempre.com/gordura-no-figado-tudo-o-que-voce-precisa-saber-esta-nesse-artigo/
      Qualquer coisa estamos por aqui.
      Att
      Saúde Hoje Sempre

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *