Os principais benefícios da cenoura para a saúde

Tempo de leitura: 8 minutos

As cenouras são cheias de benefícios para a saúde. Aqui estão algumas das principais razões para comê-las com mais freqüência, especialmente quando temos cenouras frescas, recém colhidas no nosso jardim.

Os Benefícios da Cenoura são diversos, pois, possui grande quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso,  A Cenoura é um dos vegetais mais utilizados e apreciados do mundo, em parte porque eles crescem de forma relativamente fácil e são muito versáteis em um número de pratos e cozinhas culturais. A Cenoura é cientificamente classificadas como Daucus carota, e são classificada como um vegetal de raiz. É tipicamente de cor laranja, mas podem ter roxa, branca, amarela e vermelha, mas não tão comum. A raiz principal da Cenoura é a parte dos vegetais mais vulgarmente consumidos, embora os verdes sejam benéficos em saladas e outras formas.

A cenoura é uma raiz muito importante na alimentação, pois traz os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Melhorar a digestão e combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
  2. Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina A e antioxidantes;
  3. Manter o bronzeado por mais tempo, por conter betacaroteno, que estimula a produção da cor morena na pele;
  4. Ajudar a emagrecer, pois contém poucas calorias;
  5. Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em antioxidantes;
  6. Proteger a visão, por conter vitamina A;
  7. Prevenir câncer de pulmão, devido aos antioxidantes.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir pelo menos 1 cenoura diariamente, de preferência crua, pois alguns de seus nutrientes são perdidos durante o cozimento.

DOWNLOAD GRÁTIS 

RECEITAS PODEROSAS PARA EMAGRECER

 

 

 

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de cenoura crua e cozida.

Quantidade em 100 g de alimentoCenoura CruaCenoura Cozida
Energia50 kcal32,5 kcal
Carboidratos10,7 g6,4 g
Proteínas1,2 g0,6 g
Gorduras0,3 g0,5 g
Fibras3,2 g2,6 g
Cálcio56 mg26 mg
Vitamina A1100 mcg900 mcg
Vitamina B160 mcg35 mcg
Potássio315 mg176 mg

A cenoura pode ser consumida crua em saladas ou sucos, ou cozida, podendo ser adicionada em cozidos de carne ou peixe, sopas, suflês e bolos.

Vejam alguns benefícios da cenoura para:

bronzeado

Consumir cenouras, e outros alimentos de cor laranja, ajudam a promover um bronzeado mais bonito e duradouro. O betacaroteno estimula a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Os alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, devem começar a ser consumida, no mínimo, 20 dias antes da exposição ao sol para conseguir alcançar a epiderme da pele, efetivando sua função de bronzear e proteger contra os raios UVA e UVB.

Para teros um contato mais direto você pode entrar em contato conosco via WhatsApp. Siga os Passos:

1. Nos de um “oi”

2. Salve o nosso número em sua agenda para que o sistema de proteção do WhatsApp não nos identifique como Spam!

3. Nos fale um pouco sobre você, suas dificuldades em emagrecer, algum tipo de problema que tenha, etc…

 

pele

A pele está constantemente exposta a agressões ambientais, como exposição do sol, raios ultravioletas e componentes presentes na poluição. Por conter sustâncias com ação antioxidante, a cenoura ajuda a combater os efeitos nocivos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, retardando assim, a degradação do colágeno, a formação de rugas e o ressecamento da pele.

digestão

As cenouras possuem boa quantidade de fibra alimentar, importantes na manutenção da boa saúde digestiva, pois estimulam o trânsito intestinal, auxiliam na eliminação de toxinas e contribuem para reduzir o mal-estar provocado pela prisão de ventre.

Informação exclusiva Importante:

Hoje o melhor programa de emagrecimento foi intitulado de Dieta de 21 Dias do Doutor Rodolfo Aurélio, que foi considerado uma das maiores descobertas científicas da atualidade na industria do emagrecimento. Para conhecer acesse Aqui.

visão

Cenoura é rica em vitamina A, importante para saúde da visão, já que a deficiência dessa vitamina pode provocar dificuldade de enxergar com pouca luz, chamada de cegueira noturna.

Veja outros artigos relacionais…

Veja as interferências do metabolismo para uma dieta para obesos

Saiba Como Emagrecer Rápido – Essas dicas são incríveis.

Como Perder Barriga e Conseguir Mais Qualidade de Vida

Benefícios de comer cenoura com mais frequência:

1. Melhora a fertilidade masculina

As cenouras podem melhorar a fertilidade masculina e a qualidade do esperma. Pesquisadores norte-americanos apontam que o consumo de frutas e legumes de cores alaranjadas ou amarelas, como a cenoura, o melão e a batata doce, pode melhorar a qualidade do esperma em até 10%. Esta pesquisa foi publicada na revista Fertility and Sterility com o título de “Semen quality in relation to antioxidant intake in a healthy male population” em base a um trabalho da equipe de Jorge Chavarro, pesquisador norte-americano.

2. Aumentar a expectativa de vida

Outra pesquisa também norte-americana liderada por Li Chaoyang, inserida no “Third National Health and Nutrition Examination Survey”, avaliou 15.000 voluntários durante 20 anos e constatou que os níveis de alfa-caroteno no sangue, são inversamente proporcionais ao risco de morte. Ou seja, a ingestão rotineira de frutas frescas e vegetais ricos em antioxidantes naturais, como o caroteno encontrado na cenoura, ajuda a prevenir a morte prematura.

3. Cenouras ajudam muito na luta contra a obesidade infantil

Pesquisas feitas em duas universidades norte-americanas, no Texas e na Carolina do Sul, publicadas no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics afirmam que uma dieta balanceada onde se inclui vegetais de folhas verdes, como espinafre e brócolis, legumes de cor amarela e alaranjada, como a cenoura e frutas amarelas, como a laranja, ajudam a combater a obesidade infantil, o que é fundamental para a manutenção da saúde das crianças.

4. Cenouras são saudáveis ​​cruas ou cozidas

As cenouras são boas para sua saúde, cruas ou cozidas, mas por razões diferentes. Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno – um precursor da vitamina A – encontrado na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um fio de azeite de oliva. O beta-caroteno, é mais facilmente assimilado pelo corpo depois que o alimento passe por um cozimento rápido. A vitamina A é solúvel em gordura e, por isso, para sua absorção é importante acompanhar o prato com uma gordura saudável como o azeite extra-virgem.

Porém, por outro lado, no cozimento algumas vitaminas como a vitamina C, que são sensíveis ao calor, se deterioram. Então, o melhor mesmo e comer cenouras dos dois jeitos, cruas e cozidas.

5. As cenouras são amigas da pele e da beleza

Alguns pesquisadores escoceses, em um estudo publicado na revista científica PLoS ONE, analisaram os hábitos alimentares de 35 estudantes universitários durante seis semanas. Como resultado se constatou que as pessoas que consumiam regularmente frutas e legumes de cores amarelo, vermelho e laranja, com especial referência para as cenouras e sua riqueza em beta-caroteno, apresentavam a pele muito mais relaxada e rosada.

6. Comer cenoura favorece o bronzeado

Comer cenouras, e outros alimentos de cor laranja, ajuda a promover um bonito bronzeado, o que muita gente sabe. E isso acontece porque as cenouras são ricas em beta-caroteno, que é estimulante da melanina, substância que promove a coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas.

7. Cenouras fazem bem à vista

As cenouras contêm grande quantidade de vitamina A, que é muito importante para a saúde da visão, contribuindo especialmente para aguçar a visão noturna e para proteger os olhos. Outros alimentos bons para a vista são abóbora, melão e abricó.

8. Cenouras ajudam no combate ao envelhecimento

A presença da vitamina C e do beta-caroteno faz das cenouras, um dos legumes particularmente ricos em antioxidantes, substâncias úteis para combater os radicais livres e o envelhecimento. Em geral, comer frutas e vegetais, ajuda a manter a saúde e a prevenir a morte prematura. Entre os alimentos mais ricos em antioxidantes estão morangos, amoras, pitangas, tomates, mirtilos e pimentas.

9. Comer cenouras faz bem ao intestino

O consumo de cenouras é recomendado no caso de diarreia por sua riqueza de vitaminas, o que ajuda a reintegrar o organismo, e pela pectina, útil para o funcionamento do intestino. As cenouras podem ser comidas na forma de puré, ou como suco fresco para ser consumido à temperatura ambiente.

10. Para prevenir o câncer de cólon

Pesquisadores da University of Queensland estudaram os benefícios da cenouras negras para prevenir o câncer de cólon. Polifenois e fibras, duas das substâncias que existem em abundância nas cenouras negras, seriam a chave para os efeitos antitumorais desses vegetais. Em particular, as fibras que transportam os polifenois para o cólon, podem desempenhar um efeito preventivo sobre o câncer nesta parte do corpo.

Veja outros artigos relacionais…

Dicas para Emagrecer saiba Como Reduzir Medidas Ainda Hoje

Conheça os 5 fatores que comprometem a dieta sem você perceber

Lista de Sopas Para Emagrecer que São Sucesso Entre os Artistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *